A origem do Presépio

A história é de mais de 2 mil anos atrás, quando Maria, uma mulher virgem e muito religiosa, foi escolhida para ser a mãe do Filho de Deus. Ela estava noiva de José, um marceneiro em Nazaré. A gravidez foi anunciada a José por anjos que lhe visitaram para lhe explicar da missão que ele e a futura esposa teriam. Casaram-se e viajaram à Belém. Ao chegar no destino,  não havia mais lugares para se hospedarem e assim ficaram em uma estribaria. Naquela noite e naquele lugar simples, nasceu o Menino Jesus. Ali receberam a visita de pastores, animais e reis magos.

Essa é a cena representada pelos presépios.

Origem do Presépio

O primeiro presépio foi montado em Greccio (cidade perto de Roma, na Itália) por São Francisco de Assis, no Natal de 1223. Ele queria explicar para as pessoas como foi o nascimento de Jesus Cristo. Sem saber exatamente como ilustrar a história, teve a ideia de pegar argila e montar bonecos de barro.

Depois desse dia, lá pelo século XVIII, montar presépio dentro de casa virou tradição cristã e se popularizou, ganhando o mundo. Inicialmente era montado somente dentro das igrejas, mas com o passar do tempo ganhou as casas de católicos e hoje é possível ver o cenário em lojas, empresas e lugares públicos. 

No Brasil, quem montou o primeiro presépio foi Gaspar de Santo Agostinho, no século 17, em Olinda/PE.

Personagens

Tradicionalmente os personagens representados são: 

Virgem Maria, José, menino Jesus dentro de uma manjedoura, animais como vacas e ovelhas, anjos, estrela de Belém, Pastores e os três Reis Magos.

Os animais e pastores representam o local onde Jesus nasceu, os anjos são responsáveis por anunciar a chegada de Jesus, a Estrela de Belém orientou os Reis Melquior, Baltazar e Gaspar para o local do nascimento.

Confira em nossa loja virtual os Presépios moldados pelas mãos de artistas brasileiros. 

 

Presépio Do Leonildo de Caruaru - PE