A tecelagem manual de Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais é uma riqueza diversa do artesanato, reconhecido nacional e internacionalmente. A abundância de recursos naturais, como ouro e prata, explorados no Ciclo do ouro, no século XVII, fez com que o Estado ganhasse influência artística europeia, principalmente portuguesa e italiana. Isso de deve à alta demanda de construções de igrejas, com ornamentação exageradamente carregada e o uso de ouro, com obras de arte esculpidas por artesãos europeus que ensinavam seus saberes aos artistas locais. 

Essa história da tradição artística mineira permeia todo o artesanato brasileiro e tornou Minas Gerais um polo de atração pela sua variedade de obras, técnicas e matérias-primas. 

Uma das mais difundidas nacionalmente é a tradição da tecelagem manual!

Origem

Essa tecelagem foi introduzida pelos colonizadores portugueses que trouxeram rocas, cardas e outras ferramentas para urdir e tecer os fios. Começaram a tecer fios rústicos de algodão e lã, utilizados pelos povos escravizados. 

A técnica, rudimentar, abrangia a colheita do algodão.

Nessa mesma época, colonos e pessoas menos favorecidas vieram de Portugal com os saberes da tecelagem e encontraram nessa prática uma forma de subsistência no Brasil.

Atualmente

Atualmente, a arte da tecelagem manual se espalhou por todo o Estado de Minas Gerais, sendo mais comum nas regiões Sul, Oeste e no Triângulo Mineiro.

Sisal, taboa, palha de milho, taquara entre outros elementos são materiais usados desde a chegada da tecelagem no país. Mas nos dias de hoje, o algodão e as sobras de malhas são muito utilizados pelos artesãos mineiros. 

Cores vibrantes, padrões geométricos e versatilidade nas composições fazem dos tapetes artesanais mineiros serem sucesso na decoração. Além disso, a indústria têxtil mineira contribui economicamente a comunidades locais e mantém viva a história do Estado que é um dos berços do artesanato brasileiro.

O tear mineiro e a Paiol

A Paiol tem uma relação afetiva muito forte com o tear mineiro. 

Foi com esse tipo de produto que nossa história começou, quase 20 anos atrás. 

Hoje os tapetes, passadeiras e lugares americanos ainda são um dos nossos sucessos de vendas!

Inspiração

Casa e fotos: Leonardo Ferreira

Loja online Paiol

Visite nossa loja virtual para conhecer mais sobre essas peças que fazem toda a diferença em casa!