De onde surgiram os Bonecos Gigantes de Olinda?

Construir bonecos gigantes é uma tradição que surgiu na Europa, por volta da Idade Média, onde eram utilizados em procissões em forma de santos católicos.

Chegaram ao Brasil, especificamente em Pernambuco, com os europeus. Na cidade de Belém de São Francisco, sertão do estado, um padre belga contava sobre a tradição dos bonecos, despertando a curiosidade e imaginação do povo.

Um jovem sonhador que ouvia as histórias do padre sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da Europa quis fazer igual. Assim, o primeiro boneco chamado Zé Pereira foi às ruas durante o carnaval de 1919.

Em 1929 surgiu a boneca companheira de Zé, batizada de Vitalina.

Eles eram confeccionados de papel machê e madeira.

Olinda

De Belém de São Francisco, os bonecos ganharam as ladeiras de Olinda poucos anos depois. Confeccionado pelos artistas plásticos Anacleto e Bernardino da Silva, surgiu o Homem da Meia Noite.

Segundo o conhecimento popular, todos os dias, exatamente à meia-noite, um homem muito bonito seguia a pé pela Rua do Bonsucesso. Ele fazia sempre o mesmo caminho. Depois de um certo tempo, as moças da rua descobriram a rotina dele e passaram a esperar, escondidas, atrás das janelas, para admirar o belo homem que atravessava a rua.

A fama desse costume foi se espalhando e virou uma brincadeira de carnaval.

Fizeram um boneco bem grande, todo bonito e elegante, de terno, gravata e chapéu, para passar à meia-noite, começando a festa de carnaval, na sexta-feira. Curiosidade: até hoje, o boneco faz o mesmo percurso do Homem da Meia-Noite. Depois dele, surgiram a Mulher do Meio-Dia, o Menino da Tarde entre outros.”*

programacaoFoto: carnavalrecife.com.br

Assim, virou tradição a criação do Encontro dos Bonecos Gigantes, onde vários bonecos de diversos artistas se encontram para um grande desfile pelo sitio histórico de Olinda na terça de carnaval.

Nova Geração dos Bonecos

Em 2008, o empresário e produtor cultural Leandro Castro criou uma nova geração dos Bonecos Gigantes, junto com uma equipe de artistas. Juntos construíram grandes nomes da história e cultura brasileira, além de personalidades mundiais como: Mauricio de Nassau, D. Pedro I, Lampião, Michael Jackson, Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Dominguinhos, Chacrinha, Alceu Valença, Chico Science, Elba Ramalho, Pelé, Jô Soares, Neymar, Os Beatles, Rita Lee, Roberto Carlos, David Bowie, Elvis Presley, ente outros.

Sineide e Leandro Castro

Como a nova geração dos bonecos tem impressionado muito pelo realismo das expressões faciais e figurinos, ganharam o título de museu de cera popular itinerante.

Os artistas conseguiram o realismo das expressões com os materiais usados: matriz moldada em argila e depois uma aplicação em fibra de vidro, material mais leve e duradouro. As mãos dos bonecos são de isopor, para não machucar os foliões durante as apresentações.

A altura média é de 3,90m.

Embaixada de Pernambuco

Em Recife os bonecos permanecem em exposição o ano inteiro na Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda localizada na Rua Bom Jesus, 183 no Recife Antigo.O acervo da Embaixada atualmente ultrapassa mais de 340 bonecos.

Fotos: http://www.bonecosgigantesdeolinda.com.br

A Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda nasceu da necessidade do turismo de Recife e Olinda em receber turistas e locais para contemplar a nova geração dos Bonecos em um espaço cultural o ano todo, não somente no carnaval.

A visita é monitorada por um guia. 

Passaporte:
Adultos R$ 15,00 (Quinze reais).
Criança com até 12 anos de idade acompanhada pelos pais entra de graça.
(Limitado a 02 crianças por família)
Consulte valores para grupos pedagógicos.

Horário de Funcionamento:
Diariamente das 08:00h às 18:00h.
Abre nos feriados – exceto no Carnaval (do sábado até a terça), 25 de dezembro e 01 de janeiro.

Contato: 55 (81) 3441.5102 / 98775.0540 (TIM / WhatsApp)
E-mail: leandro@bonecosgigantesdeolinda.com.br

*Trecho retirado de: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/02/qual-a-origem-dos-bonecos-gigantes-de-olinda

Fonte: Fontes: wikipedia, bonecosgigantesdeolinda.com.br, EBC

Bonecos de Olinda em mandeira, disponível na loja Paiol

Gostou desse artigo? comaprtilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest