Dia de Santos Reis!

Assim como a música de Tim Maia, o Brasil celebra a data do Dia de Reis em grande estilo. Por ser o país mais católico do mundo, suas celebrações costumam passar por essa tradição religiosa. Uma das festividades mais conhecidas em todo o território nacional é, então, a Folia de Reis, que acontece no dia 06 de janeiro.

A origem da Folia de Reis (ou Reisada e Festa de Santos Reis, como também é conhecida),  é portuguesa e espanhola, trazida para o Brasil no século 19. Ela celebra a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus.

Tradicionalmente, a Folia de Reis, em alguns lugares do país, começa a ser realizada do dia 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) e vai até o dia 6 de janeiro, quando os Reis Magos chegam a Belém.

Quando a Estrela de Belém apareceu para os três, eles foram ao encontro de Jesus, levando consigo três presentes que possuíam cada um uma simbologia:

Ouro – realeza
Incenso -divindade e fé
Mirra – imortalidade

 

 

No dia 6 de janeiro, é tradição também retirarmos os adornos e objetos natalinos de nossas casas. Em algumas cidades brasileiras, existem as Companhias de Reis, quando pessoas visitam as casas tocando músicas e dançando para celebrar o encontro dos reis magos com Jesus.

A Companhia de Reis é formada por diversas pessoas com funções distintas: mestre ou embaixador chefe da folia responsável por organizar todos os detalhes; contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, alfeires (carrega a bandeira do grupo); e foliões.

Normalmente suas vestes são coloridas e festivas e seguem o estilo e cultura de cada região, e adornam inclusive seus instrumentos, que geralmente são a viola, o reco-reco, tambores, acordeão, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc. Cada Companhia tem a sua bandeira ou estandarte, com seu brasão de identificação.

Esta celebração é realizada em inúmeras cidades do interior do país, e faz parte do calendário turístico de diversas delas. 

Gostou desse artigo? comaprtilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest