Você sabe do que é feito o TUCUPI?

O Brasil é um país grande, com a culinária muito rica, saborosa e diversificada. Cada estado do país tem seus pratos típicos e a maioria é uma mistura de influências europeias, indígenas e africanas.
Muitas receitas e formas de preparar os pratos são herdados dos indígenas, mas que sofreram adaptações e modificações dos portugueses e dos escravos que vieram da África. Cada povo substituiu ingredientes e técnicas à sua maneira.

Hoje trouxemos um pouco da história de um caldo muito típico da região norte do país! Um prato bem brasileiro!!!

Tucupi

Principal ingrediente do Pará, região norte do país, o tucupi é extraído do suco da raiz da mandioca-brava ralada e espremida. Depois de extraído, esse caldo descansa para que o amido se separe do líquido (este líquido é o tucupi). Em seguida ele precisa ser fervido e fermentado demoradamente para perder o ácido venenoso para, então, ser usado como molho.

A goma que se separa do tucupi é o amido, conhecido como polvilho. Vira tapioca, é usado no pão de queijo e em muitas outras receitas.

Foto: Renata Baía

Características

De cor amarela, o Tucupi tem sabor e cheiro marcantes, caracteristicamente ácido.

Ele recebe temperos como alho e ervas aromatizantes regionais, tais como o coentro, chicória e alfavaca, antes de ser comercializado ou utilizado na culinária.

Alex Atala, famoso chef brasileiro é um admirador do tucupi.
É bom com tudo, de qualquer jeito, quente, frio, na pimenta. Eu sei que no Pará se usa muito, mas o Brasil ainda desconhece e ainda existe um certo preconceito pelo desconhecimento, mas o tucupi está ganhando cada vez mais espaço no Brasil”, comenta. Para ele, o tucupi pode ganhar o status de “shoyo do novo século”.

Foto: Ronaldo Rosa

Origem

De origem indígena, é um dos ingredientes marcantes da culinária da região norte do Brasil. No sudeste ainda é considerado exótico por seu sabor marcante.

“Reza a lenda que Jacy (a Lua) e Iassytatassú (Estrela d’alva), combinaram visitar o centro da Terra. Quando foram atravessar o abismo, Caninana Tyiiba (uma cobra) mordeu a face de Jacy.
Jacy derramou suas lágrimas sobre uma plantação de mandioca. Depois disso o rosto de Jacy ficou marcado para sempre pelas mordidas de Caninana. A partir das lágrimas de Jacy, surgiu o tycupy (tucupi).” 

Foto: Renata Baía

Receitas

As receitas mais famosas que utilizam o tucupi pronto e temperado são:

Pato no Tucupi
Tacacá
Arroz Paraense

Foto: Ronaldo Rosa

                                              fonte: embrapa e wikipedia

Gostou desse artigo? comaprtilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest